domingo, 22 de abril de 2012

Feliz Aniversário Brasil!





Você sabe quem está fazendo aniversário hoje?????
O Brasil...ora bolas!!!!
Garanto que pouquíssima gente lembrou, o que é uma pena!
Nosso grandioso país pode ter desigualdade social, corrupçāo, péssimos políticos - que sāo escolha nossa, diga-se de passagem, mas ainda assim é o nosso grandioso país.
Acho o fim os brasileiros que falam mal, seja sem conhecer os outros países, ou pior ainda, aqueles que conhecem e mesmo assim falam mal! Esses, nāo entenderam nada!
Claro que o "primeiro mundo" é diferente, mas para quem nasceu lá.
Claro que brasileiros que imigram ganham muita grana, porque se sujeitam a qualquer trabalho lá, aqui nāo. 
Eu acho que o principal problema do Brasil é o povo, ou melhor, a maneira de pensar do brasileiro, que ainda se acha inferior, "colônia".
O Brasil tem "síndrome de colônia". Primeiro de Portugal, depois da Inglaterra, da França e agora dos EUA.
O Brasil é como aquele jovem que deu errado na vida por causa da má criaçāo, das circunstâncias da vida.
Tivemos um começo ruim, comparado à outras super potências, ditas de “primeiro mundo”, (nāo gosto dessa denominaçāo).
Para os primeiros portugueses que vieram para cá logo após o descobrimento, ser mandado para o Brasil era uma forma de castigo. Eles eram os “Náufragos, Traficantes e Degredados“, história contada em livro de mesmo nome do historiador Eduardo Bueno.
Até a família real portuguesa veio pra cá fugida!
Porém, para muitos europeus, os imigrantes, o Brasil era um tipo de terra prometida, o país do futuro! E vieram as levas para cá,e ajudaram a formar o país que temos hoje, com tantas nuances culturais, físicas e históricas.
A Europa e os EUA hoje estāo mal economicamente, e outra leva desses imigrantes estāo começando a “re-imigrar”. O Brasil é o país do futuro, e esse futuro é agora!
Temos que ter orgulho de nosso país, rico em plantas e minerais que só existem aqui, recursos hídricos, o maior do planeta e com certeza o povo com mais “jogo de cintura” do mundo!
Por isso é importante que nos informe-mos. Ler sobre a história do país, aprender com os erros, para que nāo se repitam.


Separei algumas opções:

Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Conta a história do país entre 1500 e 1531 

Clássico da antropologia brasileira



Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado



Desconstruindo mitos como Tiradentes, Zumbi e Prestes



Um comentário: