terça-feira, 10 de abril de 2012

Abril: mês do livro


Abril é um mês marcado por datas especiais para nós leitores. Dia 02 é comemorado o Dia do Internacional do Livro Infantil e do Bicentenário de nascimento de Hans Christian Andersen. No dia 18 é comemor a-se o Dia do Livro Infantil, no Brasil, em ocasiāo do nascimento do grande Monteiro Lobato. E para completar, 23 de Abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.
O que faz de Abril o mês do livro!

tábua suméria
Mas, o que faz desse "objeto" algo tāo fascinante? 
Coloco propositalmente a palavra objeto entre aspas, pois, confesso que foi difícil pra mim chamar esse detentor de conhecimentos e mistérios de coisa, algo morto e inanimado. Quando na verdade é um cofre, que guarda tesouros.
papiro egípcio
O livro, desde seu surgimento, foi tratado como algo especial, uma jóia destinada a poucos, tanto pelo seu preço quanto pelo número reduzido de pessoas capazes de decifrar seus códigos. Numa época em que poucos eram alfabetizados.

O artefato livro, tem cerca de seis mil anos de história, e nesse tempo passou por várias transformações em forma e materiais usados, desde as tábuas de argila dos sumérios, à nossa era do livro digital. Passando por folhas de palmeiras, cascas de árvore e até cânhamo.
livro medieval feito por monges
Foram os egipcios, no entanto, que desenvolveram os papiros, um avanço tecnológico na história desse nosso objeto de adoraçāo. Foi deles a Biblioteca de Alexandria.

Bíblia de Gutemberg
Acho particularmente fascinante a história do livro na Idade Media e o trabalho dos monges copistas, tāo bem retratados em O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Uma época em que monges dedicavam suas vidas às orações e ao feitio artesanal dos livros.

Eis que no século Xlll surge Gutemberg e o mundo nāo seria mais o mesmo depois de sua invençāo: a prensa móvel.
O resto, como dizem, é história. E que história!



Um comentário: